This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
Escoteiros do Brasil apagam as luzes em apoio à Hora do Planeta 2022
Realizada pela Rede WWF, Hora do Planeta visa conscientizar as pessoas sobre a importância de restaurar a natureza e nossa relação com o meio ambiente.
Muito mais do que apagar as luzes de fachadas, monumentos, residências e prédios públicos por 60 minutos, a Hora do Planeta é o maior e mais tradicional movimento global de conscientização sobre a natureza do mundo e visa engajar e conscientizar a população mundial sobre a importância de proteger e preservar o meio ambiente. O evento que todos os anos marca o último final de semana do mês de março, será realizado no dia 26/03 (sábado) das 20h30 às 21h30 – Horário de Brasília.
Pela terceira vez consecutiva e ainda no contexto da pandemia, a Hora do Planeta – ação realizada pela Rede WWF – terá formato digital e trará como tema #ConstruaNossoFuturo. Ainda assim, o ato simbólico do movimento – o tradicional apagar de luzes de monumentos, fachadas e prédios históricos pelo mundo – ocorrerá normalmente. Conhecida globalmente como Earth Hour, a ação é realizada desde 2007, no ano passado a ação bateu recorde com a participação de 196 países.
No Brasil, já estão confirmados para a Hora do Planeta 2022 monumentos e museus como o Cristo Redentor (RJ), o Museu do Amanhã (RJ), o MAC (RJ), Teatro Municipal do Rio de Janeiro (RJ), Museu Histórico de Santa Catarina (SC), o Chalé da Pedra (Quixadá – CE), as três sedes do Instituto Moreira Salles (Rio, São Paulo e Poços de Caldas), o Museu das Minas e dos Metais (MG) e o Espaço UFMG do Conhecimento (MG).
“Além do impacto gerado em termos de envolvimento de pessoas, empresas e organizações na causa ambiental, é importante que os jovens e adultos participantes, escoteiros ou não, utilizem este momento para refletir sobre ações que podemos colocar em prática de forma simples e que já ajudam muito na construção de um mundo melhor e mais sustentável para todos”, aponta Rafael Macedo, presidente dos Escoteiros do Brasil.
Hora do Planeta irá abordar justiça climática
A Hora do Planeta 2022 no Brasil dará continuidade à mobilização e aos debates da COP-26, buscando dar visibilidade a projetos de restauração de ecossistemas e a vozes da juventude, dos povos tradicionais, dos indígenas, das comunidades extrativistas e das populações periféricas mais fragilizadas – pois são eles os que mais sofrem com a conta da injustiça climática.
Justiça climática é garantir que as pessoas que menos causam o aquecimento global, mas que são as primeiras e mais prejudicadas pela crise climática, tenham seus direitos preservados. Por exemplo, no campo, os agricultores que produzem de maneira responsável – cuidando da natureza para que seus recursos sejam suficientes para o agora e assegurando que não acabem amanhã – sofrem com as secas extremas ou o excesso de chuvas por conta das mudanças climáticas e perdem suas produções e fonte de renda.
“E esses são apenas os efeitos imediatos, assim como acontece com as enchentes nas grandes cidades. É fácil perceber que esse e outros grandes desafios ambientais não são questões só da natureza. O cenário e os problemas atuais impactam tanto o meio ambiente, quanto as pessoas. Por isso, a importância de construir hoje um futuro mais justo, saudável e harmonioso para todos”, explica Giselli Cavalcanti, Estrategista de Campanhas do WWF-Brasil.
A Hora do Planeta 2022 terá o personagem Chico Bento, novamente, como embaixador, além de uma série de atividades educativas e interativas como gameshow, peça de teatro, Cine Debate, entre outros. O WWF-Brasil estará nas Redes Sociais com toda a programação digital, trazendo convidados e temas atuais para o nosso dia a dia.